Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Como pagar o aluguel durante a pandemia do COVID-19?

    Publicado por Danielle Lima Rocha
    há 4 anos

    O Novo Coronavírus vem provocando grave abalo na economia mundial, impactando de forma significativa o orçamento de muitas famílias em razão do desemprego. Assim, como pagar o aluguel do imóvel durante a pandemia?

    Diante do cenário, a Lei 8.245/1991 possibilita, a qualquer momento, que as partes ajustem um novo valor para a locação, ainda que alguns contratos tragam previsão expressa de renúncia ao direito de revisão do valor durante o prazo de vigência do contrato firmado.

    Ademais, segundo a Lei 10.406/2002, na ocorrência de acontecimentos extraordinários e imprevisíveis poderá ser pleiteada a redução da prestação contratual ou modo de execução, a fim de evitar a onerosidade excessiva para uma das partes.

    Portanto, diante da realidade que assola toda a sociedade neste momento de incerteza, tanto o locatário quanto o locador devem propor alternativas de renegociação para a solução do problema, evitando, assim, futuros litígios judicias.

    • Sobre o autorOAB/AM 15.481
    • Publicações2
    • Seguidores0
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações183
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/como-pagar-o-aluguel-durante-a-pandemia-do-covid-19/829897075

    2 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Colega, entendo que a teoria da imprevisão não se aplica em todo caso, cabendo a parte demonstrar no caso concreto o prejuízo sofrido com o fato imprevisto, sem esquecer da boa-fé que devem permear os negócios jurídicos.
    E não esqueçamos que estamos no Brasil onde muitos querem se valer de desculpas para não adimplir as obrigações assumidas.
    Abç. continuar lendo

    Caro colega, obrigada por sua contribuição. É certo que, em qualquer relação contratual, a solução deverá ser guiada pelos princípios da boa-fé, razoabilidade, proporcionalidade e transparência, sendo imprescindíveis equilíbrio e bom senso.
    Att. continuar lendo